Niterói é premiada como melhor cidade em saneamento básico no Estado do RJ

Niterói lidera ranking de saneamento no EstadoNiterói ficou em 1º lugar como a melhor cidade em saneamento básico no Estado do Rio, e a 10ª no Brasil. O prêmio foi concedido pela Associação Brasileira de Engenharia e Saneamento Ambiental (Abes), que avaliou quase 250 municípios em todo o país. 

O ranking da Abes, elaborado pela primeira vez no ano passado, avalia as condições de universalização do saneamento com base em indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação de resíduos sólidos nas cidades com mais de 100 mil habitantes em todo o país. Foram avaliados pela associação 231 municípios que disponibilizaram seus dados, em 2015, ao Datasus, do Ministério da Saúde. 

Criada em 1966, a Abes é uma associação que reúne cerca de 20 mil associados entre engenheiros, ambientalistas e especialistas em saneamento, meio ambiente e saúde. Na cerimônia de premiação, com a presença de representantes da Prefeitura, ficou acertada a criação de um observatório do saneamento com participação de acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP). 

A conquista de Niterói se junta a outros prêmios que a cidade vem recebendo nos últimos anos, como o 1º lugar em qualidade da gestão pública concedido pela Firjan, nota 10 em transparência em análise da Controladoria Geral da República  e do Ministério Público Federal, entre outros. 

Ao mesmo tempo em que se destaca como uma das melhores cidades para se morar no Estado, Niterói tem apresentado grandes oportunidades de imóveis para aluguel a preços reduzidos, devido a condições específicas de mercado. 

Reportagem publicada recentemente pelo jornal O Globo mostra que Niterói apresentou queda de 7,2% no preço do aluguel, redução menor apenas do que a registrada na capital fluminense. Os resultados fazem parte do Índice FipeZap, um estudo feito em 15 das mais importantes cidades brasileiras no setor imobiliário. No geral, a diminuição do valor de imóveis para locação foi de 0,69%. 

Share Button