A importância do mel cru para a saúde

Foto: divulgação da Terra Verde, uma produtora de mel cru, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro
Foto: divulgação da Terra Verde, uma produtora de mel cru, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro

O mel é um dos alimentos mais medicinais na natureza. A medicina ayurvédica, tradicional da Índia, usa o produto em importantes preparados para curar doenças.

Em doses adequadas, o mel é excelente para o trato respiratório e uma ótima alternativa para adoçar bebidas e comidas, em substituição ao açúcar.

Porém, uma informação pouco divulgada é que o mel vendido nos supermercados em geral passa por um processo de pasteurização, ou seja, ele é aquecido antes de ser comercializado. Estudos indicam que o mel, quando ao sofrer aquecimento, pode se tornar tóxico.

Em 2000, pesquisadores da USP realizaram um trabalho no qual analisaram o aquecimento de amostras de mel em microondas, banho-maria e solar. Os autores concluíram que o processo aumentou a quantidade de hidroximetilfurfural, um composto químico potencialmente carcinogênico, em comparação com o mel cru.

Por isso, uma dica é buscar consumir mel cru e, em casa, ao adicionar em chás, esperar a bebida amornar. Outra dica importante é evitar usar mel para adoçar receitas que vão ao forno.

Não é fácil encontrar mel cru no mercado. Mas com um pouco de paciência e determinação, é possível encontrar produtores que o comercializam. Uma dica: em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o grupo Terra Verde vende o produto, que pode ser encontrado em feiras como a Junta Local, que ocorre periodicamente na capital fluminense.

Share Button