Associação acolhe e orienta mulheres com câncer de mama em Niterói

Adama2A cada ano aumenta a adesão mundial ao movimento Outubro Rosa, que chama a atenção de todos para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que afeta mulheres em todo o planeta. Em Niterói, a Adama (Associação dos Amigos da Mama) participa efetivamente desse movimento de auxílio, com iniciativas diversas voltadas a quem luta contra a doença.

A instituição conta hoje com um grupo de profissionais voluntários, com uma mastologista, quatro psicólogas, duas fisioterapeutas, uma advogada, uma professora de teatro e quatro funcionários administrativos, além de ex-pacientes, simpatizantes da causa e observadores, que também colaboram.

O principal objetivo da Adama é acolher, apoiar e contribuir para a recuperação da força e da alegria de pessoas após um diagnóstico de câncer de mama, quebrando a imagem negativa da doença, por meio de um local que oferece acolhida e cuidados.

A Adama também trabalha para esclarecer dúvidas e informar a quem tem necessidades para multiplicar os conhecimentos sobre a possibilidade de superação da doença. As ações para pessoas que buscam a instituição são divididas em três momentos: “Acolhimento”, “Cidadania” e “Educar para salvar”.

O Acolhimento é o momento de dar as boas vindas a quem chega. Além de conhecer de perto a instituição e suas regras, a pessoa pode participar de um grupo de autoajuda e de sessões de fisioterapia e psicoterapia em grupo ou individual. Há, ainda, a confecção de próteses sob medida, para quem aguarda a cirurgia de reconstrução mamária. O Projeto Cidadania inclui a participação em atividades recreativas, culturais e palestras. Já o Educar para salvar contempla ações externas de conscientização da população a respeito do câncer de mama.

Para conhecer melhor o trabalho da Adama, clique aqui e acesse o site do projeto.

Share Button