Carnaval: foliões devem se cuidar dos pés à cabeça

CarnavalDeRuaDurante o Carnaval, nem todo o folião se preocupa com um fator fundamental para garantir quatro dias tranquilos de folia: a saúde. E os cuidados têm de ir dos pés à cabeça. Afinal de contas, todo o corpo é impactado pela festa.

Pés

Especialistas recomendam o tênis de corrida como o calçado mais indicado para acompanhar os blocos e cair no samba, pois além de terem um salto na altura ideal – para homens e mulheres – também contam com um sistema de amortecimento que protege as articulações. E para que estilo não destoe do resto da fantasia, há diversas  possibilidades de customização que podem garantir um visual adequado.

Outra questão importante para que os pés não estraguem a festa é evitar ir ao podólogo ou à manicure antes do Carnaval. Apesar de ser uma atitude saudável em dias normais, o trabalho realizado por esses profissionais às vésperas da folia pode tirar uma certa proteção natural dos pés, deixando-os mais vulneráveis a bolhas. Deixe a lixa e a esfoliação para depois.

Músculos e articulações

Fazer um alongamento antes e depois de cair na folia também é bastante importante para evitar contusões. Os exercícios ajudam a lubrificar as articulações, favorecem a mobilidade e geram aquecimento da musculatura. Depois da folia, alongar aumenta o fluxo sanguíneo na região, o que auxilia na renovação celular, e diminue a concentração de ácido lático intramuscular, contribuindo na recuperação para outras atividades.

Cabeça e pele frescas

São muitos blocos ao longo do dia, e a época costuma ser de sol a pino. Portanto, para garantir que tudo vai correr bem, é preciso proteção. Além do tradicional protetor solar, é fundamental a utilização de algum tipo de cobertura para a cabeça: turbantes, bonés, chapéus e boinas, aliás, podem ser parte de qualquer fantasia. É escolher a sua e partir para a diversão!

Corpo hidratado

E a dica mais importante: hidrate-se. Vale lembrar que a ingestão de álcool contribui para a desidratação do organismo, o que pode ser muito perigoso. O ideal é que, se o folião for ingerir bebida alcoólica, faça também ingestão de água, água de coco ou suco natural entre um gole e outro de cerveja. Isso vai garantir a festa do início ao fim.

Share Button