Designer cria linha de pratos, copos e talheres para pessoas com Alzheimer

EatwelA designer taiwanesa Sha Yao elaborou uma linha especial de pratos, copos, talheres e bandeja para facilitar o dia a dia de pessoas com Alzheimer. O projeto é fruto da experiência pessoal da profissional com sua avó, diagnosticada com a doença.

Após frequentar instituições que tratam de pessoas com Alzheimer, Sha Yao iniciou seus estudos e elaborou a linha especial para auxiliar na alimentação. Batizado de Eatwell, o conjunto tem 20 itens feitos especialmente para pessoas com males degenerativos. Os copos têm base inclinada e alças mais firmes para evitar quedas, os talheres são curvos para se encaixarem melhor nas mãos dos usuários e os pratos possuem bordas mais altas para evitar que a comida caia na hora da alimentação.

As cores são bem fortes: azul, vermelho e amarelo. Segundo Sha Yao, as escolhas foram baseadas em estudos, que atestaram melhores resultados em refeições quando pacientes com Alzheimer observavam grandes contrastes entre os alimentos e os utensílios.

Desse modo, indivíduos com Alzheimer podem se alimentar melhor, já que as dificuldades levam muitos diagnosticados a comer menos. Sem contar a melhora na autoestima e a diminuição dos problemas para quem lida com os pacientes.

O projeto foi financiado coletivamente e venceu o primeiro lugar no Stanford Design Challenge de 2014. Para saber mais, clique aqui e acesse a página da Eatwell.

Share Button