Dia das Crianças: faça você mesmo os brinquedos com seus filhos

Evitar o corre-corre dos shoppings, economizar um bom dinheiro, contribuir para a sustentabilidade e ainda desenvolver a criatividade da garotada. Utilizar material reciclável para construir os brinquedos, principalmente na Semana das Crianças, pode ser uma boa forma de fazer algo diferente e ainda contribuir para a conscientização para um mundo mais sustentável e menos consumista. Veja apenas algumas dicas do que pode ser feito a partir de materiais que, normalmente, iriam para o lixo.

1 – Edifícios de caixinhas de leite

Brinquedo5

Embalagens do tipo longa vida podem ser pintadas ou revestidas de papel colorido. A partir daí, basta usar a criatividade para desenhar portas, janelas e telhados. Dependendo da quantidade de embalagens utilizadas, dá pra construir até uma cidade inteira. Se faltar material, peça aos seus vizinhos ou aos colegas da escola para juntarem as caixinhas. Quanto mais variedade de formas e tamanhos, melhor!

 

2 – Segura-bolinhas

Brinquedo4

A ideia acima é pra lá de original. Para construir uma brincadeira inteligente e divertida, basta uma garrafa PET, palitinhos de churrasco e bolinhas de gude. Faça furos em locais estratégicos para atravessar a garrafa com os palitos, de modo que as bolas de fiquem presas na parte de cima e se soltem a partir do momento em que os palitos vão sendo retirados.

 

3 – Casa de rolhas

Brinquedo2

Sabe aquela coleção de rolhas de garrafas de vinho que as pessoas costumam ter em casa? Que tal pegar algumas e construir, com seus filhos, uma linda casinha para decorar o quarto deles? Além das rolhas, basta um pouco de cola e algum instrumento para cortar e fazer o acabamento.

 

4 – Casas de caixas de sapato

Brinquedo3Essa é uma das ideias mais fáceis de fazer. Caixas de sapato usadas podem se transformar rapidamente em casinhas e contribuir para a brincadeira das crianças. Um simples hidrocor faz o serviço.

 

 

5 – Casinhas de embalagens plásticas

Brinquedo1

Garrafas plásticas que, antes, continham produtos de limpeza, agora podem virar lindos ambientes para a meninada brincar. É preciso apenas cuidado para lavar bem a embalagem antes de começar a brincadeira, para que não haja resíduos de produtos químicos.

Share Button