Férias chegando: hora de cuidar do playground

PlaygroundFérias escolares chegando, e o condomínio precisa se preparar para que o playground esteja em condições para receber a garotada com segurança e eficiência.

Portanto, é aconselhável que, antes do início das férias, seja feita uma vistoria rigorosa em todas as instalações, desde a área física até os brinquedos e outros equipamentos.

Outro aspecto importante a ser tratado são as regras de convivência e de utilização do playground. O ideal é que o assunto seja tratado na reunião ordinária ou extraordinária. Outra opção é a distribuição, entre os condôminos, de um informativo contendo as normas a serem seguidas.

No Brasil, existem normas oficiais a serem observadas no que diz respeito a instalação e manutenção de equipamentos recreativos no playground. Os brinquedos devem passar por verificações específicas diárias, semanais e mensais por um funcionário do condomínio.

Segundo a NBR 14350, os brinquedos do playground devem ter distância de, no mínimo, 1,3 metro entre eles. Nas caixas de areia são proibidos alimentos e bebidas, já que restos de comida atraem animais, que podem causar contaminações. O local também deve ser coberto quando não estiver em uso.

Não é aconselhável que crianças menores de 12 anos fiquem desacompanhadas pelas áreas comuns do prédio, incluindo playgrounds e outros espaços de lazer e recreação. Também vale ressaltar que nenhum funcionário do prédio tem a permissão, tampouco obrigação, de tomar conta das crianças nesses espaços (ou em qualquer outro do condomínio).

De forma geral, cabe ao síndico equilibrar as necessidades das crianças, principalmente nessa época do ano, e as regras existentes no condomínio, zelando pela convivência harmoniosa de todos os condôminos. Como em qualquer situação, o respeito e o bom senso devem prevalecer.

Share Button