Festas juninas também têm comida saudável

Comidas típicas das festas juninas, além de saborosas, podem ser saudáveis e nutritivas. Moderar nas quantidades de açúcar e gordura,  dar preferência a alimentos naturais e evitar o uso de corantes e aditivos químicos garantem a alegria e a saúde, principalmente da garotada. Confira algumas dicas de alimentos típicos dessa época, com alto poder nutritivo:

MilhoVerdeMilho Verde:
fonte de carboidrato, contém fibras, vitaminas e minerais. Procure consumir com pouco sal e pouca manteiga.

 

 

 

 

 

 

 

Pipoca: sem excesso de Pipocasal ou gordura, é rico em fibras, possui vitaminas E, B1, B2 e os carotenoides, considerados antioxidantes. Contém minerais como cálcio, sódio, iodo, ferro, zinco, manganês, cobre, selênio, crômio, cobalto, cádmio e fósforo. Em casa, para evitar o uso de óleo, coloque o milho da pipoca dentro de um refratário. Leve ao micro-ondas com a tampa própria do aparelho. Deixe de 2 a 4 minutos em potência alta. Acrescente pouca quantidade de sal.

 

 

 

BatataDoceBatata doce: fonte de carboidratos contém magnésio, fósforo, potássio e vitaminas A, B, C, K e E. Para assá-la no forno, basta lavá-la sem tirar a casca. Embrulhe em papel alumínio e asse por cerca de 50 minutos.

 

 

 

 

 

 

Arroz doce e Canjica: fonteCanjicas de carboidrato. Bastante nutritivos se preparados com menos açúcar e sem leite condensado. Algumas alternativas para conferir mais sabor são queimar o açúcar no momento do preparo e adicionar raspas de laranja ou canela.

 

 

 

 

 

BoloDeMilhoBolo de milho: fonte de carboidrato, leva na composição ingredientes proteicos como leite e ovos. No caso de preparações caseiras, experimente prepará-lo com metade do açúcar da receita e utilize óleos vegetais no lugar da gordura vegetal, da margarina ou mesmo da manteiga.

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