Horta no condomínio aproxima vizinhos

HortaEmCondominioSaúde, confraternização e economia são alguns benefícios que a criação de uma horta comunitária pode trazer ao condomínio. A prática de unir os vizinhos para gerar alimentos saudáveis vem se tornando cada vez mais comum e ainda auxilia na educação da garotada, especialmente se a opção é por produtos orgânicos.

Para começar, não é necessário que as pessoas sejam especializadas. O espaço não precisa ser grande, havendo a opção até de uma horta vertical. Confira cinco passos para introduzir uma horta comunitária no seu condomínio:

1 – Escolha um lugar apropriado, com boa incidência de luz solar
Caso seu condomínio seja grande, espaço não será um problema; aproveite as áreas verdes que não HortaEmCondominio2possuam vegetação. Mas se não houver uma área com terra disponível, construa canteiros com tijolos, manta impermeabilizante e adicione a terra. Também podem ser adquiridos canteiros prontos. Se o espaço for um problema, há a opção de plantar em vasos como as hortas verticais. A utilização de material alternativo, como canos de PVC no lugar dos vasos é uma boa poção (ver foto ao lado).

2 – Escolha um local para compostagem
O mais indicado para sua horta é utilizar adubo orgânico, sem custos. Os moradores podem reaproveitar os resíduos sólidos que iriam para o lixo e realizar a compostagem.

3 – Escolha o que plantar
Leve em conta a profundidade do solo, a época do ano e a região. Escolha sementes e mudas certificadas como orgânicas. Leve as crianças e todos que quiserem participar para plantar.

4 – Organize o trabalho
Estabeleça escalas de rega da horta. Quando for a época da colheita,  lembre-se de incluir a garotada para contribuir com os trabalhos. Retirar plantas daninhas e prevenir contra pragas é importante para o crescimento da horta. Não é necessário o uso de produtos químicos para eliminar pragas; existem técnicas mais sustentáveis. A contratação de um especialista pode ser uma opção.

5 – Hora da colheita
Quando uma leva das hortaliças estiver pronta para ser colhida, faça uma “Festa da Colheita”. Uma ideia é montar kits para distribuir ou deixá-los em um local para serem retirados por quem desejar ou mais precisar.

Share Button