Idosos: como prevenir quedas dentro de casa

CasaIdosoA principal causa de acidentes envolvendo pessoas com mais de 60 anos é a queda dentro de casa. O assunto é tão importante que existe até um Dia Mundial de Prevenção,  em 24 de junho.  No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 70% dos tombos que  envolvem idosos ocorrem dentro das próprias residências, e cerca de 40% deles ocasionam algum dano grave. Saiba como prevenir esse tipo de ameaça.

Dentro das casas onde vivem pessoas idosas é preciso tomar algumas providências. A cama, por exemplo, não pode ser muito alta. Arquitetos recomendam entre 50 cm e 55 cm do chão, permitindo que o idoso possa firmar os pés antes de se levantar. O interruptor de luz precisa ser bem visível e de fácil acesso, para que a iluminação seja ligada antes de se começar a movimentação pelo quarto.

Cantos arredondados nos móveis também são formas de prevenção de acidentes. Além disso, prateleiras não podem ser muito altas e nem baixas, para que não seja necessário se esticar ou abaixar para alcançar os objetos.

Em toda a casa, o piso deve ser antiderrapante. Se houver tapete, ele precisa ser fixo no chão, para evitar escorregões.

Toda escada necessita de corrimão e proteção antiderrapante.

Nos banheiros são necessárias barras de apoio, tanto no vaso sanitário, quanto no box do chuveiro.

Calçados

O Ministério da Saúde recomenda que idosos sempre usem sapatos com sola antiderrapante. Chinelos têm de ser sempre novos, para que não se deformem facilmente, evitando tropeções. É recomendável nunca andar apenas usando meias.

Outra dica é colocar uma lâmpada, um telefone e uma lanterna perto da cama.

Móveis

Os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, assim como iluminação interna para a localização dos pertences.

Dentro do armário, deve-se arrumar as roupas em lugares de fácil acesso, de preferência evitando os locais mais altos. Substituir os lençóis e o acolchoado por produtos feitos por materiais não escorregadios, como por exemplo, algodão e lã.

Organizar os móveis de maneira que o caminho fique livre para passar sem ter que ficar desviando muito. Mantenha as mesas de centro, porta revista, descansos de pé e plantas fora da zona de tráfego.

Assim como a cama, as cadeiras e sofás não podem ser nem baixos, nem altos demais, de modo que seja fácil sentar e levantar.

Share Button