Niterói diz não ao uso de armas de fogo pela Guarda Municipal

GMA população de Niterói decidiu que a Guarda Municipal (GM) não poderá fazer uso de armas de fogo. O resultado foi por ampla maioria, e já era conhecido antes mesmo que todas as urnas fossem apuradas.

Depois de apurados os votos, o resultado mostrou que 70%  do total de eleitores são contrários à utilização das armas pela GM, contra 28% favoráveis e 2% de abstenções ou votos nulos.

Ao todo, 17.688 pessoas compareceram às urnas para a consulta pública. A participação não era obrigatória. Diversos problemas operacionais fizeram com que o resultado da apuração, previsto para acontecer por volta das 22h, sofresse bastante atraso. O resultado só foi conhecido por volta da 1h30 da madrugada de segunda-feira.

A Prefeitura disponibilizou quatro regiões de votação em cada uma das dez zonas eleitorais da cidade, totalizando 40 postos. Para implementar o uso de armas de fogo pela Guarda Municipal, não é necessária a consulta direta à população. No entanto, a tendência é a de que o prefeito Rodrigo Neves, que se mostrou favorável a dotar o efetivo (GM) com o armamento letal, respeite a vontade popular.

Share Button