Niterói ganha escola municipal de reciclagem

Desde o dia 20 de abril, Niterói conta com o Centro de Ofícios da Reciclagem. O local funciona na Escola Estadual Benjamim Constant, próximo à quadra da Unidos do Viradouro, no Barreto. A iniciativa faz parte do programa Recicla Niterói, que desenvolve ações de conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos. Com a implantação total do projeto, o município quer chegar a mais de 6,5% de reciclagem de lixo, índice considerado alto para os padrões brasileiros.

No Centro de Ofícios da Reciclagem, os alunos têm aulas de música, design de mobiliário descartado e moda. No curso EcoDesign, os alunos aprendem sobre o reúso de materiais e também a criar peças diferentes, com valor agregado, em relação ao material coletado, o chamado redesign. Todo o mobiliário da antiga escola Benjamin Constant, que estava desativada, será utilizado nas oficinas de design.

Já no EcoMúsica, latas, latões, tonéis e frigideiras, entre outros materiais, são transformados em instrumentos como caixa-clara, surdo, bumbo e chocalhos. Os alunos que participam das atividades também têm aulas de teoria musical e percussão.

No EcoModa, os alunos aprendem que com alguns retalhos e as técnicas adequadas é possível criar saias, camisas, calças, vestidos, bolsas e outros acessórios.

O Centro de Ofícios da Reciclagem fica na Escola Estadual Benjamin Constant, Travessa Mário Tinoco, s/n, Barreto, próxima à quadra da escola de samba Viradouro.

Share Button