Projeto oferece refeições saudáveis a pessoas em vulnerabilidade social

RestauranteLapaO preparo e o oferecimento diário e gratuito de jantares saudáveis e saborosos, especialmente para pessoas em vulnerabilidade social. Essa é a principal atividade do Refettorio Gastromotiva, um local na região da Lapa, no Rio, que conta com o trabalho de chefs conceituados e diversos outros voluntários, que auxiliam em atividades que vão de recepcionar os convidados a cuidar da louça e limpar o salão.

As refeições preparadas no local – que funciona como um restaurante-escola – são feitas a partir de ingredientes excedentes que seriam descartados, mas ainda se encontram bons para o consumo. A chamada “gastronomia social” é uma iniciativa trazida ao Brasil pelos chefs Massimo Bottura e David Hertz, junto com o jornalista Ale Forbes. O intuito é contribuir na luta contra o desperdício de alimentos, a má nutrição e a exclusão social.

Além de chefs consagrados, talentos populares da gastronomia carioca, que passaram por formação gratuita, também participam do preparo das receitas. Além de servir as refeições, o local oferece, ainda, palestras e workshops para estimular a alimentação saudável.

Quem quiser ser voluntário e viver a experiência de recepcionar os convidados, servir e recolher entrada, prato principal e sobremesa, cuidar da louça e limpar o salão após o serviço pode se inscrever clicando aqui. O funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, na Rua da Lapa, 108, Centro do Rio.

Informações sobre outras contribuições e mais detalhes a respeito do projeto podem ser obtidos pelo email voluntários@gastromania.org.

Share Button