Quarto montessoriano estimula o desenvolvimento dos bebês

QuartoMontessoriPense num quarto planejado especialmente para bebês, de modo que eles possam ter autonomia e, ao mesmo tempo, estejam totalmente seguros. Assim é o chamado “quarto montessoriano”, no qual são instalados elementos que permitem à criança se movimentar sozinha pelo cômodo, aumentando seu desenvolvimento e independência, sem riscos.

Veja algumas dicas de como montar um quarto montessoriano:

– A cama deve ter o colchão rente ao chão, para que as crianças possam se deitar ou levantar com segurança.

– Os brinquedos devem ser dispostos de forma que a criança possam pegá-los à vontade e a qualquer momento. Para não causar monotonia, recomenda-se a renovação a cada 15 dias.

– É importante a instalação de um espelho, para que a criança se reconheça. O mesmo deve ser colado a uma placa de madeira, que, por sua vez, tem de ser fixada na parede. Dessa forma, se houver a quebra do vidro, não há risco de os pedaços se soltarem.

– Caso o bebê ainda não ande, vale a pena instalar barras na parede para auxiliá-lo.

– O uso de tapetes é interessante para delimitar espaços e provocar experiˆ´cias sensoriais diferenciadas. É preciso, nesse caso, cuidado para evitar o acúmulo de poeira.

Segurança

Em um ambiente com elementos ao alcance da criança, a principal preocupação é com a segurança. Especialistas alertam para as precauções:

– Evite móveis ou outros elementos com quinas

– Não use quadros com vidros. Prefira acrílico

– Fixe os objetos na parede com fita dupla face de qualidade. Evite o uso de pregos

– Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar

– Esconda e proteja as tomadas

Share Button